top of page

Inovação rende prêmio à Granjas 4 Irmãos


Com um investimento consistente em tecnologia e inovação, a Granjas 4 Irmãos tem se destacado como um caso de sucesso na agropecuária. Localizada em Rio Grande, a empresa possui quatro vilas, com mais de 180 casas destinadas aos colaboradores, que totalizam 250 pessoas.

Nesse espaço também comporta escola, postos de combustíveis (gasolina/diesel) e uma moderna oficina, são desempenhadas atividades agropecuárias, como cultivo de grãos e pecuária (de leite e de corte). A granja conta, ainda, com uma unidade de secagem e armazenagem com capacidade estática de 1,42 milhão de sacas de grãos (50kg) – 71 toneladas.

O investimento em tecnologia tem sido realizado como meio para aumentar a precisão e a eficiência da propriedade. A unidade de secagem e armazenagem está equipada com aeração dos silos controlada por um sistema de computação que envia dados meteorológicos a cada 5 segundos. A granja também está estruturada para fazer a separação completa de variedades de arroz.

“Como a gente tem uma propriedade de um bom tamanho, principalmente de dois anos para cá, criamos um departamento de tecnologia e, por meio dele, começamos a implementar melhorias buscando uma agricultura de precisão e, também, isso na pecuária”, conta João Carlos de Oliveira, membro do Conselho de Administração da Granjas 4 Irmãos, sobre um dos principais projetos da empresa, o Agricultura 4.0.

A partir dessa iniciativa, foram instituídos mecanismos de controle dos maquinários, como trator, colheitadeira plantadeiras, que passam a ser monitorados graças à tecnologia. “Sabemos, efetivamente, quantas horas por dia cada máquina pode trabalhar, e os horários que está em operação são os melhores do dia para o plantio e colheita”, detalha.

A consistência deste trabalho levou à conquista do Prêmio Top de Marketing 2023, na categoria Transformação Digital. A premiação, concedida pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil no Rio Grande do Sul (ADVB/RS), coroa um trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de dois anos e que combina a adoção de tecnologia de ponta com processos e gestão alinhados ao contexto da transformação digital.

“Estamos muito felizes porque o prêmio vem de uma entidade séria e que faz brilhar aquelas empresas que realmente estão se desenvolvendo e agregando valor a toda sua cadeia produtiva”, comemora Oliveira.

“A tecnologia também tem auxiliado a granja a solucionar desafios. Começamos a implementar drones que atingem áreas que um avião não atinge para pulverizar”, acrescenta.

A análise de dados históricos é outro ganho que tem sido obtido com os investimentos na área. Com isso, foi possível aproveitar o melhor momento do plantio usando números históricos dos últimos 10 anos, que servem para definir quais são as melhores janelas de duas semanas para começar a plantar o arroz com a soja.

Em meio ao avanço da transformação digital, a propriedade tem apostado em diferentes projetos, combinando o investimento em tecnologia de ponta com novos processos e uma visão renovada de gestão, que se volta para tanto para as pessoas quanto para a sustentabilidade.

Essa configuração tem contribuído, principalmente, para a consolidação de uma cultura de inovação, um aspecto central para reter jovens talentos na produção agrícola e formar a quinta geração de profissionais da Granjas 4 Irmãos.

Definindo o processo de transformação como um caminho sem volta, Oliveira enfatiza que o objetivo da empresa é continuar evoluindo tecnologicamente. “Vai completar três anos que iniciamos essa jornada e o que estamos construindo é algo irreversível”, afirma. “À medida que o aprendizado aumenta, com certeza vamos nos deparar com novas situações que vão permitir uma melhoria ainda maior e o que a gente pretende fazer é cada vez mais usar a tecnologia para propiciar mais produtividade e qualidade”, complementa. Fonte: Mercado Digital por Patricia Knebel - Jornal do Comércio | Porto Alegre - 21/11/2023


Comments


bottom of page