top of page

Elon Musk quer contratar Ilya Sutskever, o cofundador da OpenAI que demitiu Sam Altman


Em postagem no X, o bilionário sugeriu que o engenheiro poderia trabalhar em sua startup que desenvolve inteligência artificial, a xAI.


Com um futuro incerto na OpenAI, Ilya Sutskever, cientista-chefe e cofundador da startup, está no radar de Elon Musk. O bilionário foi perguntado no X se Sutskever não poderia trabalhar na Tesla, e respondeu "Ou na xAI", referindo-se à sua startup que desenvolve inteligência artificial.


Ao Business Insider, fontes próximas a Sutskever disseram que o engenheiro está em "um estado de limbo na empresa", já que a liderança da OpenAI ainda não definiu o seu futuro após a volta de Sam Altman ao cargo de CEO -- Sutskever foi o membro do conselho que definiu a demissão de Altman, mas viu o executivo voltar à posição apenas 5 dias depois.

Em uma entrevista à CNBC em maio, Musk descreveu Sutskever como a “chave” do sucesso da OpenAI.


Depois que o conselho da OpenAI demitiu Altman, Musk saiu em defesa de Sutskever, escrevendo no X: "Ilya tem uma boa bússola moral e não busca o poder. Ele não tomaria uma ação tão drástica a menos que sentisse que era absolutamente necessário."

Caso Sutskever realmente fosse para a xAI, essa não seria a primeira colaboração entre ele e Musk. Em 2015, Musk e Altman convenceram Sutskever a deixar o Google para se juntar a eles na cofundação da OpenAI.


A startup de IA de Elon Musk foi lançada em julho. O primeiro produto desenvolvido pela empresa, o chatbot Grok, foi lançado na semana passada para assinantes X Premium+ do X.


bottom of page