As companhias enfrentam mudanças constantes em seus modelos de negócios, crescente foco em requerimentos regulatórios (segurança cibernética, segurança de dados, responsabilidade pelo serviço prestado, questões sociais e ambientais, etc) e uma disrupção tecnológica sem precedentes.
Neste contexto, a Auditoria Interna é um agente fundamental para ajudar as organizações a identificar, tratar e responder aos riscos, ao mesmo tempo que mantém o olhar estratégico para o crescimento da organização. Para agregar e manter valor numa companhia, a Auditoria Interna precisa desafiar o “status quo” organizacional, propondo redução de risco, melhoria de controles e identificação de simplificação de processos e custos.
E COMO A INDIGO APLICA BOAS PRÁTICAS DE COMPLIANCE NOS ESTACIONAMENTOS?
Definição da Estratégia: comprometimento permanente da Alta Administração em apoiar a implantação de um programa eficaz e estruturado de Compliance;
Mapeamento e análise de risco: a Indigo entende os processos de negócio, identifica os riscos e define grau de exposição deles com base no impacto e probabilidade de ocorrência. Essa etapa conecta-se com a Matriz de Riscos da Indigo e com os planos de ação elaborados para responder ao risco.
Revisão de políticas e procedimentos: as políticas internas da Indigo são revisadas para tornar-se 100% executável e de cumprimento obrigatório por parte de todos os colaboradores diretos e indiretos. Essa etapa alinha-se ao o Código de Conduta, “constituição” interna da Indigo.
Comunicação e treinamento: comunicações e treinamentos são aplicadas para tornar “viva” a aplicação dos procedimentos internos, bem como promover uma cultura de gestão de riscos.
Monitoramento e auditoria: Indicadores-chave de riscos são desenvolvidos, com a ajuda da tecnologia, identificam com maior rapidez qualquer desvio de receita e/ou descumprimento de políticas internas. A Indigo possui um programa anual de auditoria interna, validado por nosso Comitê de Auditoria, que é aplicado em nossos estacionamentos e áreas e apoio (RH, Contabilidade, TI, etc). Além do canal confidencial em que os colaboradores podem reportar qualquer tipo de irregularidade e ações contrárias ao Código de Conduta da empresa.
Gestão de consequência: é estabelecida a Matriz de Consequências, com critérios claros e objetivos é aplicada nos casos envolvendo não conformidades as políticas internas ou do Código de Conduta da Indigo.
A Indigo Brasil conta com uma área de Auditoria Interna preparada para adicionar valor e melhorar as operações da companhia, a partir de uma abordagem sistemática e disciplinada que avalia os processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos.
Quer melhorar o controle e processo do seu estacionamento? Fale com um de nossos especialistas.
Comments