top of page

A INOVAÇÃO DO ESTACIONAMENTO – TEMA DA PALESTRA DA INDIGO NO HEALTHCARE INNOVATION SHOW



Em meio a um cenário de negócios e tecnologias disruptivas, que estão mudando a forma como nos deslocamos e entendemos nossa relação com a cidade, surgem grandes oportunidades para o mercado de estacionamentos se reinventar. No dia 19 de setembro, Sérgio Breyer, Superintendente Indigo, falou ao público presente no Healthcare Innovation Show 2019 sobre este tema.


Nos últimos anos, uma série de aplicativos e soluções de mobilidade mudaram a forma como as pessoas se deslocam pelas cidades. A solicitação de serviços de táxi e carros já são os mais usados via aplicativo pelos brasileiros – representando 32%. A frente dos serviços de filmes e séries e pedidos de comida, inclusive. Outro dado interessante de estudos da Indigo no mundo mostra que as preferências de mobilidade individual variam conforme a distância a ser percorrida, sendo patinete, bicicletas e outras alternativas de mobilidade compartilhada as alternativas preferenciais para distâncias de até 10km.


Com relação à mobilidade compartilhada, pesquisas apontam que, em 2030, um único carro não será mais a escolha exclusiva para todas as atividades pessoais, serão eleitos diferentes meios de transporte. Isso inclui até mesmo carros compartilhados para passeios, compras, trabalho ou negócios.


Com essas transformações, pode surgir um questionamento: a mudança de comportamento irá acabar com alguns negócios, como o de estacionamentos? A resposta categórica é não. A frota de veículos nas grandes cidades brasileiras continua sendo uma das maiores do mundo e o espaço disponível nas ruas é cada vez mais disputado. O crescimento da população brasileira de 2015 a 2019 foi de 0,8% em média, já o crescimento da frota de carros, DETRAN, é maior que 3% ano.


Em Paris, a Indigo atuou fortemente a fim de mostrar que o estacionamento pode ser um aliado da cidade, com a construção de garagens subterrâneas, como na Avenida Champs Elysees. Os estacionamentos subterrâneos são responsáveis pela revitalização urbana e por ofertar espaços de convívio social. As imagens da década de 60 da avenida e da realidade atual revelam um espaço exclusivo para carros sendo substituído por um amplo boulevard para pedestres em compras nas boutiques famosas da região.


bottom of page