top of page

2020 Vem aí! Conheça as tendências para a sociedade do futuro

O novo ano se aproxima e uma nova década vai começar.

Então, surge a pergunta: como está a sua preparação para 2020? Para ficar em dia com as novidades que os anos vinte trarão a nossa sociedade, selecionamos as principais tendências sobre mobilidade urbana no Brasil e no mundo.


Sustentabilidade

Com o aumento da pressão pública, a crise climática recebeu grande destaque no último semestre de 2019 e promete seguir ganhando espaço nos próximos anos.

Para cumprir o compromisso, firmado há cinco anos em Paris, de redução de emissões até 2030, 184 países precisam atuar para manter o aumento da temperatura global abaixo de 2 °C, meta que já está sendo discutida por cientistas, que acreditam ser mais factível o estabelecimento da marca de 1,5 °C.


Carros elétricos

Pensando em soluções sustentáveis, como reduzir a emissão de gás carbônico e a dependência mundial aos combustíveis fósseis, os veículos movidos à energia elétrica estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas e estacionamentos.

As empresas já estão se adaptando a essa nova realidade, oferecendo vagas de estacionamento adaptadas, além de pontos para aluguel, retirada e recarga de veículos elétricos.


Neste ano, a Indigo, em parceria com a startup de compartilhamento de carros elétricos BeepBeep, inaugurou a sua primeira smart station no estacionamento do São Paulo Expo, na capital paulista. O ponto é um local para retirada e recarga de cargos elétricos.

Clique aqui e confira o guia Inovações 2020, conteúdo sobre a parceria Indigo + BeepBeep e o projeto de expansão dessa novidade.


Propriedade de veículos

Com o aumento dos aplicativos de transporte e a redução da tarifa dos táxis, muitas pessoas começaram a questionar a real necessidade da aquisição de um veículo próprio.

Para estarem adequadas à nova tendência, as empresas precisam adotar medidas que beneficiem tanto o motorista como o usuário desse tipo de serviço.


Ambientes para embarque e desembarque dos passageiros de aplicativo já são uma realidade em muitos empreendimentos no Brasil e no mundo. Também chamados de áreas para drop in e drop off, esses locais facilitam o transporte e evitam transtornos no dia a dia. Muitos estacionamentos Indigo já contam com esse sistema: no Boulevard Laçador, operação com 400 vagas, foi criado um espaço específico para motoristas e usuários do serviço.


A mobilidade no século XXI

Pesquisas apontam que, em 2030, o carro próprio não será a escolha exclusiva para todas as atividades pessoais, serão eleitos diferentes meios de transporte. Isso inclui até mesmo carros compartilhados para passeios, compras, trabalho ou negócios.

A necessidade de adaptação da forma com que são administrados os estacionamentos é imediata. A mobilidade está muito dinâmica e o transporte multimodal já é uma realidade. As pessoas buscam experiências e a mera alocação dos veículos em um espaço confortável e confiável já não é suficiente.


Diante de todos esses fatores, é preciso que os estacionamentos sirvam como verdadeiros hubs de mobilidade, através da conexão com transportes sustentáveis e que facilitem a locomoção, como scooters, bicicletas elétricas, estações para carregamento de carros elétricos, entre outros.


O futuro é agora!

Em alguns países do mundo, os estacionamentos já estão funcionando como um ecossistema de todas essas inovações citadas, integrando patinetes, carros compartilhados e outras soluções de mobilidade.

Para atender às necessidades de todos e aos desafios das comunidades, a Indigo está desenvolvendo no exterior novas soluções de mobilidade individual que são complementares, simples de usar e ecologicamente corretas.

Como o INDIGO® Weel, um serviço que oferece bicicleta, scooter e cadeira de rodas elétrica sem a necessidade de estações de acoplamento.


Todos preparados?

Agora que você já conhece as principais tendências da mobilidade urbana para 2020, que tal conferir o guia Inovações 2019, conteúdo informativo sobre a parceria da Indigo com a startup de compartilhamento de carros elétricos BeepBeep? É online e gratuito!




bottom of page